Os programas de Português para o ensino básico entram em vigor para o próximo ano lectivo.
É de salientar as referências que faz ao PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR .
“1.5.1.2 A escola deverá dar ao material escrito um estatuto de especial relevo, não apenas no que diz respeito à sua quantidade e variedade, mas também no que toca à sua visibilidade, assumindo aqui uma importância fundamental os materiais expostos com o objectivo de informar e de divulgar. Nesse sentido um dos recursos a potencializar é a biblioteca escolar, actualmente inserida em centros de recursos equipados com as tecnologias de informação e comunicação (TIC).
Estes espaços devem constituir-se como pólos dinamizadores de actividades que envolvam toda a escola, esperando-se que desempenhem um papel relevante no que respeita à promoção da leitura, resultando em mais e melhores leitores." (pág.67)
(...)
"As actividades e projectos realizados deverão ter em conta, por exemplo:
i) O uso da biblioteca escolar para realizar trabalhos de pesquisa, com base em diferentes suportes de informação;
ii) O uso da biblioteca escolar para desenvolver a leitura por interesse pessoal;
iii) O uso da biblioteca para completar e aprofundar conhecimentos;
iv) A articulação com actividades e com programas desenvolvidos pela biblioteca escolar, em várias áreas do saber.” (pág. 152)
(Referências retiradas da lista da RBE, partilhadas pela coordenadora da BE (Helena Araújo)da ES de Miraflores)
Podem ler o programa completo aqui.
ii) O uso da biblioteca escolar para desenvolver a leitura por interesse pessoal;
iii) O uso da biblioteca para completar e aprofundar conhecimentos;
iv) A articulação com actividades e com programas desenvolvidos pela biblioteca escolar, em várias áreas do saber.” (pág. 152)
(Referências retiradas da lista da RBE, partilhadas pela coordenadora da BE (Helena Araújo)da ES de Miraflores)
Sem comentários:
Enviar um comentário