sábado, 25 de abril de 2009

Recordar o25 de Abril de 1974

04:20
O Rádio Clube Português transmite o primeiro comunicado do MFA. O Aeroporto de Lisboa é ocupado pela EPI. Transmissão do primeiro comunicado do MFA emitido às 04:20 pelo Posto de Comando. Podem ouvir a transmissão aqui
(..)

11:45
O MFA informa o país, através do RCP, que domina a situação de Norte a Sul.
Cumpriram a missão inicial: ocupar a Baixa de Lisboa.


Dono da situação, Salgueiro Maia reorganiza a força, que conta agora com carros de combate pertencentes às unidades até há pouco leais ao governo.

12:15
A coluna da EPC, comandada por Salgueiro Maia, chega ao Chiado pela Rua do Carmo, envolvida por uma multidão de apoiantes civis.

Capa do jornal A Capital do dia 25 de Abril de 1974




A confiança expressa desde a primeira hora pela multidão transmite-se aos soldados do Alferes Marcelino, Comandante do 1.º pelotão de atiradores.

12:45

A população distribui comida, leite e cigarros pelos militares presentes no Largo do Carmo. Forças da GNR tomam posição na retaguarda das tropas de Salgueiro Maia, em defesa do regime.
(...)

14:00
A companhia do Regimento de Infantaria 1 que apoiava Junqueira dos Reis, passa-se para o lado de Salgueiro Maia. Iniciam-se as conversações entre o General Spínola e Marcelo Caetano, para a obtenção da rendição do Presidente do Conselho, através de intermediários.


14:30
Transmissão novo comunicado do MFA, informando que estavam ocupados os principais objectivos. O esquadrão do RC 3, comandado pelo Capitão Ferreira, cerca as tropas do Brigadeiro Junqueira dos Reis. Podem ouvir a transmissão aqui

15:00
Por ordem do Posto de Comando, Salgueiro Maia pega num megafone e faz um ultimato à GNR para que se renda, ameaçando rebentar com os portões do Quartel do Carmo. É transmitido novo comunicado do MFA.

Salgueiro Maia pega num megafone e dá ordens à GNR para que se renda, ameaçando com fogo sobre os portões do Quartel do Carmo.

Transmissão de um comunicado do MFA emitido às 15:00 pelo Posto de Comando. Podem ouvir a transmissão
aqui.

15:30
Disparos sobre a fachada do Quartel do Carmo, por ordem de Salgueiro Maia, o que obriga ao reinício das conversações para a rendição de Marcelo Caetano.
Disparos sobre a fachada do Quartel do Carmo, sob as ordens de Salgueiro Maia, obriga a população a refugiar-se.
(...)

18:00
Spínola chega ao Largo do Carmo e, acompanhado por Salgueiro Maia, entra no Quartel para dialogar com Marcelo Caetano.
Spínola chega ao Largo do Carmo completamente rodeado pela população em euforia.

18:30
A Chaimite Bula entra no Quartel do Carmo para transportar Marcelo Caetano à Pontinha. Reportagem sobre a entrada da chaimite Bula no Quartel do Carmo. Podem ouvir a transmissão aqui.
(...)

19:30
Salgueiro Maia levanta o cerco ao Largo do Carmo e conduz Marcelo Caetano e os ministros ao Posto de Comando, na Chaimite Bula, literalmente envolvida por uma enorme multidão que grita "Vitória! Vitória! Vitória!". A população manifesta-se nas ruas de Lisboa, durante o percurso da “Bula” até ao Posto de Comando e, cerca de 20 minutos depois é emitido novo comunicado do MFA.

Capa do jornal a República no dia 25 de Abril de 2004

Reportagem sobre a saída do Professor Marcelo Caetano do Quartel do Carmo e entrega do poder ao General Spínola. Podem ouvir a transmissão aqui.
(...)

Informação Retirada daqui

Sem comentários: